top of page

Fatores que influenciam na mudança de pele no decorrer dos anos



A nossa pele é o ponto de contato do nosso corpo com o mundo exterior. Por isso, é natural que, conforme o tempo passa, esse contato provoque mudanças nela. E além, disso existem outros fatores também. O fato é: a nossa pele muda e entender o que causa essas mudanças é essencial para cuidar dela da forma mais adequada!


Exposição ao sol


Esse é o fator mais conhecido! A exposição ao sol sem os devidos cuidados faz a radiação acelerar a liberação de radicais livres no organismo, danifique o DNA das células e ainda quebre as fibras elásticas e colágenas. O resultado é o envelhecimento da pele.


Poluição


O sol não é o único perigo para a pele quando estamos expostos ao ambiente: a poluição também! Seu efeito imediato é a obstrução dos poros, o que pode causar o aparecimento de cravos e espinhas, mesmo na idade adulta. Mas não para por aí: a absorção de poluentes pela pele também pode provocar processos inflamatórios, que têm como consequência alguns dos sinais mais claros do envelhecimento: flacidez, perda do viço, manchas e rugas.


Alimentação

Nós também somos protagonistas das mudanças enfrentadas pela nossa pele. Nossos hábitos alimentares, por exemplo, influenciam bastante nesse processo. Quem tem uma alimentação muito gordurosa e baseada em carboidratos, por exemplo, induz a pele a produzir uma quantidade maior de sebo, o que a torna mais oleosa. Por outro lado, quem bebe pouca água, come poucas verduras e vegetais tende a ter uma pele mais ressecada. O consumo excessivo de bebida alcoólica também interfere prejudicando a hidratação.


Envelhecimento


Além de todos esses fatores externos, o envelhecimento, por si só, causa mudanças na pele. A partir dos 30 anos de idade, a quantidade de colágeno e elastina vão diminuindo naturalmente, pouco a pouco. É por isso que a pele tende a apresentar rugas e flacidez a partir desse período.

Cuidado com a utilização de cosméticos convencionais


A pele é o maior órgão do corpo humano e além disso, possui grande capacidade de absorção de algumas substâncias, direcionando-as para a nossa corrente sanguínea. Cosméticos convencionais como sabonetes, que são de uso diário, podem prejudicar a sua pele e sua saúde ao longo do tempo. Então, tome cuidado!

138 visualizações0 comentário
bottom of page