Entendendo a pele em idades diferentes

Os primeiros sinais de envelhecimento que percebemos é na pele: as linhas finas de expressão, rugas dinâmicas e estáticas, flacidez, manchas etc. Isso ocorre porque a cada etapa das nossas vidas existem elementos que estão contribuindo com esse envelhecimento. Vamos entender mais sobre isso? Veja como funciona esse processo!


25 - 30 anos


O envelhecimento começa a ficar perceptível nessa fase, com o aparecimento de linhas de expressão e uma leve perda de luminosidade. Isso se dá porque nessa faixa-etária a produção do colágeno já começa a diminuir e ele é o responsável por proporcionar firmeza e sustentação à pele. A pele fica com menos viço, com um aspecto opaco e mais ressecada também.


35 - 45 anos


Nessa idade, normalmente as rugas começam a se acentuar e se tornam estáticas, ou seja, não aparecem mais apenas quando movimentamos os músculos faciais: elas sempre estão lá! Há diversas razões isso, como o desgaste do colágeno se acentua e a pele começa a sentir os efeitos de alguns hábitos de vida inadequados, como por exemplo, não usar protetor solar, fumar, não beber água o suficiente, se alimentar mal, etc.


A partir dos 45 anos


Além das rugas acentuadas, a flacidez também se intensifica muito. A pele vai perdendo a sua densidade e, com isso, os contornos do rosto tendem a ficar menos definidos. Afinal, a perda de colágeno é ainda maior, associada à redução do metabolismo das células. A área dos lábios, olhos, queixo e maxilar costumam ser as mais afetadas.


Importante: essas faixas de idade são apenas uma base, não quer dizer que todo organismo vai se enquadrar exatamente dentro delas. Você pode começar a perder colágeno antes dos 25 ou depois dos 30, por exemplo. Outro ponto: cada uma dessas fases requer cuidados específicos para conservar a beleza e a saúde da pele!


Para retardar o envelhecimento da sua pele, utilize produtos adequados


Hidratantes são fundamentais para preservar a sua pele, pois no decorrer dos anos, ela vai perdendo a oleosidade natural. Mas fique atento(a): você deve escolher os produtos adequados para o seu tipo de pele. Cremes à base de vitamina C e vitamina A também podem ser excelentes aliados para retardar o envelhecimento, pois ajudam na produção de colágeno, mantendo a pele mais firme.

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo