
As queixas por dores de cabeça e enxaqueca na população mundial tem crescido a cada ano, mas o problema nem inicia de fato na cabeça, são decorrentes na sua maioria por questões relacionadas ao stress, tenções cumulativas, posturas incorretas, má alimentação, inúmeros hábitos nada saudáveis e eventos externos que tem afligido a todos de forma mais recorrente e intensa. Claro que há fatores genéticos e fisiológicos, mas mesmo nesses casos o histórico de uma vida contribui ou até mesmo transforma o problema em questão crônica.
A mudança de hábito já aliviaria e até mesmo curaria na maioria dos casos, o que dificilmente conseguimos, é como se todos nós soubéssemos o que estamos fazendo de errado e ao mesmo tempo como se estivéssemos presos as rotinas e praticas degenerativas a nossa saúde mental e corporal.
E assim caímos na grande cilada que aparentemente é o mais rápido e fácil caminho, tomar aquele “remedinho” alopáticos convencional que está logo ali na farmácia. O problema são os efeitos colaterais que essas substâncias sintéticas podem causar, como por exemplo o efeito hepatotóxico (sobrecarga no fígado) que substâncias como o Paracetamol ou Ácido Acetilsalicílico podem causar. Além disso, eles não tratam a raiz do problema, somente o sintoma “final”.
E como a natureza pode auxiliar? Através da aromaterapia, pois os óleos essenciais contêm naturalmente ativos e princípios que são até reproduzidos de forma sintética nos cosméticos convencionais.
A natureza pode dar uma força para aliviarmos todos esses males que terminam nessas dores de cabeça e enxaquecas que nos atormentam, pois, os óleos essências não só alivia as dores como ajudam a trazer o equilíbrio e agir na raiz dos problemas, aliviando o estresse, tensões, melhorando a circulação e equilibrando aspectos emocionais.
Depois de algumas pesquisas selecionamos três óleos essenciais para você utilizar nesse tratamento natural que age na raiz do problema, são eles;
Um dos efeitos do Óleo Essencial de Hortelã Pimenta é sua capacidade de “resfriar” por um longo período. Além disso, inibe contrações musculares e quando aplicado na região frontal da cabeça, ativa a circulação sanguínea.
Um estudo realizado em 1996, mostrou que aplicar topicamente o Óleo Essencial de Hortelã Pimenta na região frontal da cabeça e nas têmporas efetivamente alivia dores de cabeça causadas por tensão.
Inclusive existem medicamentos convencionais para alívio de dor de cabeça onde o princípio ativo é o Mentol, componente majoritário nesse óleo essencial.
Com o objetivo de melhorar a circulação sanguínea, reduzir a dor e aliviar a tensão, dilua duas a três gotas de Óleo Essencial de Hortelã Pimenta com seu Óleo Carreador predileto. Aplique na nuca, na testa, nas têmporas e nos ombros.
A variedade de efeitos e aplicações do Óleo Essencial de Lavanda são muitas. Alguns são a indução ao relaxamento e alívio da tensão, fadiga e estresse.
Esta ação sedativa, que age em nosso sistema límbico, tem como resultado o alívio de dores de cabeça relacionadas a estados de ansiedade, agitação e outros estados emocionais relacionados.
Por isso, alivia sentimentos de inquietação, auxilia em estados de sono perturbado e regula os níveis de serotonina, que estão relacionados com ataques de enxaqueca.
Um estudo de 2012 publicado na Neurology Europeia descobriu que o Óleo Essencial de Lavanda é uma forma eficaz e segura no tratamento da enxaqueca.
Para elevar o humor, melhorar a qualidade do sono e aliviar o stress, coloque cinco gotas de Óleo de Lavanda nos ambientes que você mais passa seu tempo durante o dia, seja em casa ou no trabalho. Você pode fazer isso com o auxílio de um difusor ou ainda diluir em álcool de cereais e borrifar no ambiente. Aplique o Óleo Essencial de Lavanda topicamente na parte de trás do pescoço, têmporas e pulsos para alívio do estress ou tensões causadas por dores de cabeça.
Para relaxar o corpo e a mente, adicione 5 gotas para um banho de água quente na banheira ou escalda pés. Respire profundamente o vapor para que as propriedades sedativas comecem a ter efeito.
O efeito mais conhecido do Óleo Essencial de Alecrim é seu potencial estimulante. Além disso, possui efeitos anti-inflamatórios e analgésicos, que auxiliam no alívio da dor de cabeça, na melhora da circulação e estado de alerta.
O Alecrim pode reduzir o estresse e combater os “gatilhos” que ocasionam os ataques de enxaqueca.
Use uma gota de Óleo Essencial de Alecrim Orgânico internamente, adicionando-o ao chá, água ou sopa quando estiver com dor de cabeça ou enxaqueca.
Para reduzir a dor de cabeça, misture duas gotas do óleo com duas gotas de óleo de hortelã-pimenta e uma colher de chá de óleo de coco, e esfregue-o nas têmporas, testa e nuca.
Para complementar a utilização dos óleos você pode realizar pequenos alongamentos diários, em poucos minutos, cerca de 15 a 30 minutos por dia você pode alongar seus braços, seu pescoço, levemente sua coluna, o tronco e suas pernas, o investimento que estará fazendo em sua saúde é imensurável. Agora, se você conseguir realizar alguma atividade de mais 30 minutos como caminhar, andar de bicicleta ou outra atividade física, estará cuidando de sua saúde da forma exemplar. Lembre-se que esses minutos serão recompensados em forma de bem-estar e qualidade de vida.
Por: Flor da Manhã
Referências: WNF, Oshadhi, André Ferraz.
Comments