Dicas para um estilo de vida sustentável

Em um mundo em que o consumo está cada vez mais acelerado, é importante fazermos questionamentos sobre o estilo de vida que levamos.

Será que nossas atividades e nossos hábitos no dia a dia estão nos fazendo bem? Como nosso estilo de vida está impactando a sociedade ao nosso redor? Como podemos incorporar no nosso cotidiano práticas e hábitos que sejam mais amigáveis ao meio ambiente?

É assim que surge o debate a respeito do estilo de vida sustentável.

Repensando padrões de consumo

Adotar um estilo de vida sustentável passa por uma avaliação inicial a respeito do nosso padrão de consumo.

Segundo dados divulgados pela ONU (Organização das Nações Unidas), em 2017, a população mundial chegou a 7,6 bilhões de pessoas. (fonte: https://news.un.org/pt/story/2017/06/1589091-populacao-mundial-atingiu-76-bilhoes-de-habitantes)

A estimativa projetada pela organização é de que, em 2050, a população mundial atinja o número de 9,7 bilhões de habitantes.

Considerando que, na média, essas 7,6 bilhões de pessoas compartilhem, respeitando-se as desigualdades proporcionais existentes, as mesmas demandas em relação à alimentação, locomoção, moradia, vestimentas, entre outras variáveis, os efeitos provocados no planeta serão devastadores no longo prazo.

Por isso é verdade dizer que, se mantivermos o estilo de vida e os padrões de consumo atuais, a previsão é de que em poucas décadas os recursos da Terra realmente se acabem.

Como se empenhar em ter hábitos mais sustentáveis?

Com essa projeção, é fundamental seguir desde já algumas dicas sustentáveis no modo de se viver. E são coisas simples que todos nós podemos implementar na nossa rotina. Vamos lá?

Compras Quanto a compras, o planejamento é uma postura sustentável a ser estimulada. Se planejamos nossas compras, focamos no que é necessário e evitamos o desperdício na aquisição de bens e serviços que geralmente são adquiridos por impulso.

Água O uso responsável e consciente da água também é de extrema importância. Como um bem indispensável, sua utilização deve ser feita de forma mais sustentável, focando na economia e armazenagem dela para uso posterior. Banhos mais rápidos e mecanismos baratos de reaproveitamento da água da chuva já podem fazer muita diferença.

Plástico O uso excessivo e desnecessário do plástico no dia a dia é outra questão que merece uma reflexão e mudança de postura urgente. A utilização de sacos de papel, bolsas ecológicas ou biodegradáveis são alternativas eficientes e sustentáveis.

Transporte Uma postura mais sustentável também está relacionada à maneira como nos locomovemos. Prefira o transporte coletivo sempre que possível. Mas em tempos de pandemia, o melhor mesmo é a boa e velha bicicleta.

Lixo Atente-se ao descarte do lixo, todos sabemos que a reciclagem deve ser privilegiada, mas muitas vezes a ignoramos. Mesmo não sendo a única medida a ser realizada para a diminuição do lixo produzido, a reciclagem possui um importante papel, pois além de reduzir a quantidade de rejeitos, também reduz a procura por novas matérias-primas.

Que tal todos nós adotarmos um estilo de vida mais sustentável a partir de agora? Compartilhe!


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo